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"Pilates é o equilíbrio perfeito entre corpo, mente e espírito"
Autor: J.H. Pilates

EQUIPAMENTOS

Cadillac

Este equipamento foi inspirado nas camas hospitalares existentes no campo de concentração da 1ª Guerra Mundial. Joseph Pilates foi recluso e adaptou alguns acessórios como alças e molas nas camas, permitindo aos enfermos a prática de exercícios que objetivaram a reabilitação e nomeou o aparelho como Cadillac.

As barras, molas e diversos acessórios auxiliam na execução dos movimentos para praticantes saudáveis ou na reabilitação de lesões. Praticantes em níveis avançados utilizam as barras superiores do equipamento na realização de movimentos similares às acrobacias realizadas por ginastas em barras paralelas.

Neste equipamento não há uma ordem pré-estabelecida específica dos exercícios realizados. O mesmo foi desenvolvido para corrigir as necessidades individuais, ou seja, estimular mudanças de desequilíbrios, favorecer o desenvolvimento da força, flexibilidade, mobilidade articular e estabilidade, desenvolvendo o centro de força.

Texto retirado do site: abpilates.com.br

Reformer

O Universal Reformer foi criado como um carro que corre sobre uma plataforma de alumínio ou madeira.

O aparelho é composto pela base de madeira ou alumínio, por 5 molas, alças de mãos e de pés e tiras de couro ou cordas.

A resistência das molas pode ser alterada para diminuir ou aumentar a potência, dificultando ou facilitando a execução dependendo de cada movimento. Existem mais de 100 exercícios diferentes que podem ser executados nas mais variadas posturas, tais como: deitado, ajoelhado, sentado e de pé.

Este equipamento possui uma sequência de exercícios com a intenção de estabelecer movimentos constantes e fluentes.

Texto retirado do site: abpilates.com.br

Combo ou Wunda Chair

Pilates ao trabalhar com artistas de circo obteve inspiração para criar a Combo Chair, que também utiliza da resistência das molas para realização dos movimentos.

A Combo Chair permite uma ampla variedade de movimentos, exigindo fortalecimento, flexibilidade muscular, controle do equilíbrio e um bom alinhamento corporal.

Nela podemos trabalhar em várias posturas tais como: sentado, deitado, apoiado nos joelhos, em frente, atrás, em pé sobre a cadeira. As molas podem ser alteradas conforme o exercício e a intensidade.

Texto retirado do site: abpilates.com.br

Small Barrel

O Small Barrel é o menor aparelho do método.

Este é indicado para pessoas que apresentam fraquezas e normalmente de menor estatura. O aparelho possui uma seqüência de movimentos voltados para o fortalecimento da musculatura abdominal e de membros inferiores, proporcionando estabilidade da cintura pélvica. Também são realizados exercícios para aumento da mobilidade da coluna, da cintura escapular e dos ombros, fortalecendo estas regiões.

Texto retirado do site: abpilates.com.br

Mat Pilates - Pilates de Solo

O método Pilates Original possui 34 exercícios de Mat, que são executados no solo, sem a necessidade de equipamentos. Podem ser realizados em studios de Pilates, academias e clínicas.

Os exercícios de Mat Pilates são organizados em seqüências de exercícios de dificuldades progressivas e são a base para construção de um corpo saudável, com força, postura e flexibilidade.

Texto retirado do site: abpilates.com.br

ACESSÓRIOS

Bolas

Os exercícios de pilates associados com a bola tornam as aulas ainda mais divertidas e os resultados surgem rapidamente, pois tonificam e definem a musculatura do corpo, harmonizam as formas e melhoram a flexibilidade.

Os exercícios são feitos de maneira bem simples para evitar as séries com muitas repetições, sendo este o aspecto mais simples do pilates, pois neste tipo de exercício as repetições maçantes e chatas não existem, tornando a aula mais agradável. Os movimentos são contínuos, ou seja, de acordo com o grau de dificuldade de cada um, sendo gradativo, mas todos estes exercícios requerem muita concentração e precisão.

Texto retirado do site: revistapilates.com.br

Bosu

O Bosu é um acessório que tem a aparência de uma bola cortada ao meio e é bastante requerido pelos estúdios por ser de fácil uso e pela versatilidade dos exercícios – ele possibilita flexões de braço, abdominais, pulos e todos os exercícios de Pilates.

Os exercícios praticados no bosu trabalham necessariamente com o equilíbrio. A conseqüência disto é a consciência corporal de quem pratica, além da melhora na coordenação, aumento da eficiência neuromuscular onde os músculos agonistas, antagonistas, neutralizadores e estabilizadores funcionam juntos durante a maioria dos movimentos.

O Bosu tem origem americana. Seu nome é uma sigla para “Both Sides Up” (Ambos Lados Para Cima). Ele pode ser usado tanto na parte plana quanto na parte oval. Daí a origem da sigla. De qualquer lado é preciso ter força para manter o equilíbrio durante o exercício.

Texto retirado do site: revistapilates.com.br

Magic Circle

Originalmente Joseph Pilates usou os aros de metal de um barril de cerveja para fazer seu primeiro Magic Circle.

Hoje estão disponíveis no mercado modelos com formato de anel flexível e de resistência suave à moderada. É barato, versátil e se encaixa perfeitamente em sua bagagem de mão.

O acessório pode ser usado nas posições em pé, sentado e deitado com o Magic Circle entre as mãos, coxas e tornozelos.

A finalidade do Magic circle é proporcionar mais resistência ao exercício. O Magic Circle pode ser adicionado ao movimento para que a execução do mesmo seja mais desafiadora.

É indicado também para gestantes com objetivo de fortalecer a musculatura dos braços, pescoço e parte interna das coxas.

Texto original do site: www.abpilates.com.br

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