Perguntas
Frequentes
01 - O que é Pilates?
Pilates é um método de condicionamento físico que, através de exercícios suaves feitos com concentração e controle, trabalham a força e o alongamento muscular, a flexibilidade articular, a respiração, o equilíbrio, a postura e a consciência corporal.
02- Qual é a duração de uma aula?
As aulas duram 50 minutos, visando sempre, através dos exercícios, o ganho da força muscular, o alongamento, a flexibilidade, o controle, a coordenação e o alinhamento postural. As aulas são agradáveis, diversificadas e trazem rápidos resultados. São ministradas em grupos de no máximo três pessoas ou individualmente. O profissional acompanha o aluno de perto para a eficiência do método.
03 - O que devo vestir para ir à aula?
Qualquer roupa que seja confortável e que não “segure” os movimentos. Durante a aula não se utiliza calçado, portanto, é indicado o uso de uma meia adequada com antiderrapante.
04 - A aula provoca muita transpiração?
Não necessariamente. Levando-se em conta as diferenças individuais, pode-se dizer que não se transpira excessivamente durante o trabalho.
05 - Quantas vezes por semana devo fazer a aula?
Os resultados serão mais rápidos e visíveis com a maior freqüência de aulas. Porém, mesmo fazendo uma vez na semana, o ganho de consciência corporal, alongamento, flexibilidade e melhora postural é garantido. O correto seria fazer aulas 3 vezes por semana; contudo, 2 vezes por semana é uma boa frequência e aulas uma vez por semana são melhores do que nenhuma. Na verdade, o que difere é apenas no tempo de aparecimento dos resultados.
06 - Quanto tempo leva para ver/sentir os resultados?
Os resultados serão mais rápidos e visíveis com a maior freqüência de aulas; e deve-se levar em consideração a individualidade de cada um. Porém Joseph H Pilates ensinava que: "Você se sentirá melhor em 10 aulas, parecerá melhor em 20 e terá um corpo novo em 30 aulas". Mas, independente disso, em 1 mês, os resultados começam a se evidenciar, em maior ou menor grau, respeitando a sua individualidade.
07 - O Pilates é um trabalho aeróbico?
O Pilates se encaixa melhor como exercício de fortalecimento muscular e não tanto de ganho cardiovascular. O ideal seria associar ao Pilates o trabalho aeróbico, exercícios onde exista o ganho cardiovascular como corrida, bike, caminhada, hidroginástica ou natação, etc. Com a combinação desses exercícios (Pilates + aeróbico), os cuidados com a saúde e o bom funcionamento do seu corpo estarão completos.
08 – Pilates emagrece?
Com o Pilates o corpo se torna mais esguio, elegante e definido, porém o objetivo do método é ganho de força muscular, flexibilidade e alongamento, controle e consciência do corpo. Quem visa o emagrecimento deve buscar atividades com maior gasto energético, como os exercícios aeróbicos (corrida, bike, caminhada, hidroginástica ou natação, etc) e associar a eles um trabalho de fortalecimento muscular, como o Pilates, para auxiliar na manutenção da força muscular.
09 – O Pilates ajuda a corrigir a postura?
Sim, este é um dos principais objetivos do método, pois todos os exercícios dão ênfase à correção postural e ao bom alinhamento das articulações. Assim, ajudam a prevenir ou reduzir lesões, dores crônicas e problemas de coluna.
10 – Com que idade posso fazer Pilates?
A técnica é ótima para ser iniciada por sedentários e pode ser praticada por qualquer indivíduo, pois respeita os limites e a individualidade de cada um. Qualquer pessoa a partir de 12 anos pode praticar.
11 – Estou grávida, posso fazer Pilates?
Com certeza. Além de o Pilates ser um trabalho tranqüilo e individualizado um dos objetivos do método é o fortalecimento do períneo – musculatura que sustenta o bebê durante a gestação e que é usada no parto – então ele ajudará a manter o seu corpo forte e saudável durante a gravidez e prepará-lo para o parto. Para a gestante o programa de exercícios será diferente, porque algumas posturas e exercícios são contra-indicados durante a gravidez. Há diferença para gestantes sedentárias e aquelas que se exercitavam antes da gravidez, principalmente as que já eram praticantes do método Pilates. É muito importante a autorização do seu obstetra e não esqueça que seu instrutor deve ser informado da sua gravidez.
12 – Qual a diferença entre Pilates de Solo (mat) e de Studio?
O método Pilates pode ser feito em estúdio ou solo (também chamado de Mat Pilates), a diferença entre eles é que no Pilates de solo (Mat) os exercícios são feitos apenas no solo, sobre um tatame e para realizá-los utiliza-se apenas alguns acessórios como bolas, o bozu, círculo mágico, rolos e o barrel. Já no Pilates de estúdio, além dos exercícios de solo são utilizamos equipamentos criados por Joseph Pilates. Os principais equipamentos são o Reformer (uma espécie de carrinho com molas e cordas), a Combo Chair (que é uma espécie de cadeira que também utiliza molas), o Cadillac (que é uma espécie de cama onde se trabalha principalmente com molas ligadas às mãos ou aos pés) e o Lader Barrel (aparelho que parece uma meia lua com uma escadinha, que serve para vários alongamentos e exercícios). Além desses, utiliza-se outros equipamentos e muitos acessórios (bolas, bastões, rolos, discos proprioceptivos e de equilíbrio, círculo mágico, etc.) que tornam o trabalho mais diversificado e interessante. Todos esses aparelhos e acessórios servem tanto para ajudar o movimento, quanto para resistir a ele, tornando-o mais desafiador. Dependendo da maneira como são utilizados eles facilitarão ou dificultarão o exercício.
13 – É possível fazer os exercícios em casa, sozinho e sem equipamentos?
Sim, é possível. Porém, precisa conhecer bem a base do método (o chamado “Power-house”), e executá-lo corretamente durante os exercícios, para que os movimentos sejam feitos corretamente sem risco de lesões. Além disso, você necessita ter consciência da correta postura na execução dos exercícios. O ideal seria que você pedisse a orientação de um instrutor periodicamente, evitando assim fazer os exercícios de maneira incorreta, o que pode ser prejudicial.
14 - Tenho hérnia de disco, posso fazer pilates?
Sim, é possível fazer aulas de pilates tendo hérnia de disco.
O Pilates por ser um método que se preocupa com a correção da postura durante todos os exercícios é muito indicado para quem possui hérnias discais. Antes de iniciar a aula o individuo passa por uma avaliação, aí então será montada a aula baseada nos exercícios que são indicados e os que não são, buscando a melhora da patologia e redução da dor. No Pilates a aula torna-se adaptada para as limitações de cada indivíduo.
15 - Qual a diferença de Pilates e musculação?
No Pilates o trabalho de resistência é feito com molas ou usando o peso do próprio corpo, ao contrário da musculação, que trabalha com elevação de pesos. Outra diferença é que na musculação os movimentos e os exercícios são mais rápidos que no Pilates. O método Pilates busca poucas repetições e mais controle dos movimentos, através da respiração e é sustentado sempre pela contração do “power-house”. No Pilates se ganha tonificação muscular, mas sem muita hipertrofia como acontece na musculação.
16 – Quem pode dar aulas de Pilates?
Para garantir a manutenção da saúde e os melhores resultados, o rigor técnico é fundamental. Só podem ser instrutores de Pilates fisioterapeutas e educadores físicos, formados pelo método. Mas, apenas o fisioterapeuta pode atuar com a reabilitação no Pilates.